União das Freguesias de Aldeias e Mangualde da Serra União das Freguesias de Aldeias e Mangualde da Serra

Associação Cultural e Desportiva Aldeense

História

Esta coletividade, fundada em Domingo de Carnaval no dia 17 de fevereiro de 1926, designada por Associação de Instrução e Recreio São Cosmadense, teve como fundadores os senhores José Figueiredo de Oliveira, Joaquim Augusto Silva, Jaime Brojo Martins e José Almeida Roque. Na sua origem, esta Associação foi constituída por 9 sócios, e os primeiros estatutos foram redigidos em 7 de junho de 1931 e aprovados pelo Governo Civil da Guarda em 11 de junho de 1931, sendo reconhecidos e registados notarialmente pela Dr.ª Maria de Lurdes Fernandes Almeida.

Esta Associação tinha por finalidade ministrar o ensino da música aos seus associados, reconhecida a grande qualidade e variedade das músicas tradicionais portuguesas da nossa localidade e região. Devemos realçar os nomes de António Gomes da Rita ensaiador e responsável pela Tuna Progresso de Aldeias, Artur Brojo de Almeida ensaiador e responsável pelo Rancho Folclórico de Aldeias e Davide Coutinho Neves responsável e ensaiador do Grupo Cénico Orfeónico Dramático e Musical de Aldeias. Há que destacar a importância que este Grupo Cénico alcançou, que nas suas atuações na Associação trazia até esta localidade, muitas pessoas oriundas principalmente de Gouveia, que se deslocavam a pé para virem assistir às suas atuações, como levar a cena no dia 28 de março de 1937 no antigo Teatro Herminio de Gouveia, uma Récita, com a finalidade de angariação de fundos para os Bombeiros Voluntários de Gouveia. Em relação à Tuna Progresso há que destacar as várias atuações em Freguesias do nosso Concelho, além da sua atuação no Luso Buçaco, conforme prova a fotografia existente e exposta no seu Salão Nobre. No Rancho Folclórico de Aldeias, destacam-se as várias atuações aqui no nosso Concelho, além da sua deslocação a Lisboa em 30 de junho de 1951 para participar no cortejo dos Santos Populares, para angariação de Fundos para o Socorro Social.

Esta Associação, teve duas sedes sociais, a primeira situada no Rés do Chão da casa do senhor José de Almeida Roque, em que a Associação pagava uma renda na quantia de 33 escudos, até ao dia 19 de fevereiro de 1950, quando foi inaugurada a nova sede, construída com a solidariedade de alguns sócios, que ofereceram os seus pinheiros para madeiramento da obra, assim como o senhor Manuel Rainha que ofereceu o transporte da pedra que importou em 720 escudos. Foi ainda efetuada uma emissão de ações no valor nominal de 200 escudos cada tomando cada sócio quantas desejasse.

A Associação teve duas Bandeiras, a primeira bandeira tinha as insígnias da Tuna Progresso, a segunda Bandeira, já com o atual Logótipo, toda ela bordada que custou a módica quantia de 3.370 escudos.

Em 21 de junho de 1945, a Associação celebrou um contrato com senhor Doutor José Augusto Dias Veiga Fonseca que permitia que os sócios tivessem assistência médica gratuita, pagando a Associação ao referido médico a quantia mensal de 50 escudos.

Associação de Instrução e Recreio São Cosmadense, que se iniciou com 9 sócios, tomou a partir de 1990 a designação mais abrangente de Associação Cultural e Desportiva Aldeense, e conta atualmente com cerca de duas centenas de Associados.

Aqui fica registado uma pequena síntese da história da nossa Associação, podendo os interessados em conhecer mais aprofundadamente a sua história, contactar a Direção desta coletividade, que possui um estudo mais aprofundado, efetuado pelo nosso sócio e amigo Doutor Diogo Figueiredo Perfeito Dias Ferreira.


  • Morada:Rua das Figueiras Nº 6
    6290-012
  • Contacto:

© 2025 União das Freguesias de Aldeias e Mangualde da Serra. Todos os direitos reservados | Termos e Condições | * Chamada para a rede/móvel fixa nacional

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia