6º Instameet (Aldeias 2023)

23-SET-2023

6º Instameet (Aldeias 2023)

Instagram, a rede social com mais utilizadores a seguir ao Facebook, permite aos utilizadores o uso de ferramentas de edição de imagem de modo a mostrar perspetivas de praticamente tudo o que possa ser mostrado. Esta rede possibilita um grande nível de interação entre marcas e utilizadores, pelo que usar imagens ou vídeos partilhados e promover a utilização de hashtags e identificações, aproxima seguidores de uma marca, local e/ou produto, criando necessidade e interesse especiais. Desde o lançamento do Instagram em 2010, os seus utilizadores reúnem-se em encontros marcados – Instameets – com o objetivo de tirar fotos e produzir vídeos que são publicados online, como potencial de se tornarem conteúdos influentes e com maior visibilidade.

A 1ª edição do Instameet Serrano centrou-se na cidade de Gouveia em 2014, com a participação de alguns instagrammers nacionalmente reconhecidos, e as melhores fotos foram destacadas no jornal Público e tiveram mais de 900.000 visualizações, levando Gouveia ao mundo, pela primeira vez no Instagram.

Em pleno 2023, o Instameet Serrano é um dos mais antigos do país e o Instagram ainda uma das redes sociais com maior utilização mundial, por isso a GO Romaria continua a querer explorar novos territórios para os promover, nomeadamente os mais “remotos” do concelho de Gouveia e, como tal, menos registados fotograficamente. A 5ª edição, realizada no outono de 2021, já experimentou um novo local – Folgosinho – e a 6ª edição pretendeu dar continuidade a estas incursões inéditas: desta vez, ao extremo oposto do concelho.

Assim, o 6º Instameet Serrano aconteceu no dia 23 de setembro na freguesia de “Aldeias e Mangualde da Serra”. Pretendeu dara conhecer um conjunto de histórias, memórias e vivências em  torno da “água” como recurso estruturante de povoações montanhosas e de ecossistemas muito particulares que aí existem.

Tratou-se de um passeio fotográfico que partiu do miradouro da Senhora do Monte, pela manhã, e desceu até às ruas e casas situadas nas cotas mais elevadas de Aldeias, tendo-se seguido a tão aguardada pausa para almoço e reposição de energias no restaurante “A Sandra”, com a típica feijoca e o borrego.

Durante a tarde, continuou a descer-se a pé até ao centro da aldeia, com passagem pelo cemitério, piscinas, antigo moinho, Igreja matriz e ribeira. Continuou a publicar-se no Instagram a maioria das fotografias captadas, com as etiquetas “#6instameetserrano” e “#aldeiasemangualdedaserra” e, naturalmente, com um acréscimo da visibilidade dos locais visitados nas redes sociais.

O conhecimento da freguesia e das suas gentes inspirou a pensar-se no reforço do instameet neste local e, possivelmente em 2024 ou 2025, explorar ideias que surgiram no passeio e nas conversas, a fim de se continuar a:

·   Levar o Instagram e instagrammers experientes com uma abrangência nacional e internacional à Serra da Estrela e a locais “improváveis”, enriquecendo uma Aldeia de conhecimento na sustentabilidade de recursos;

·   Aproximar o público jovem, que utiliza tecnologia e aplicações como o Instagram, das tradições, cultura e lugares da região;

·   Promover a valorização dos recursos naturais – a Água, as vivências e os ecossistemas que dependem da mesma – mote que deu o ponto de partida para o surgimento do Festival da Água;

·   Parar para ouvir histórias e memórias, promover a adaptação a um ritmo "mais lento" que permita valorizar a natureza e a importância dos recursos (hídricos e outros) aí presentes.

  • Partilhar